CONTINENTES

Os continentes são enormes porções de terra cercadas por água. Eles abrigam os países, climas, vegetações e formas de vida, mas que ao contrário das ilhas possuem uma extensa área territorial e que pode, por isso, ser percorrido sem passar por mares. Cientificamente, são designados continentes todas as superfícies terrestres que sejam maiores que a Gronelândia, a maior ilha do mundo. Por sua vez, os continentes agrupam um largo número de países e, além disso, são um aglomerado de terras e de arquipélagos. Ao olhar o mapa do mundo, vemos claramente que a maior parte do planeta é composto de água. Porém, há faixas de terras mais ou menos agrupadas e próximas, que são os continentes. Dizemos que elas estão emersas, ou seja, acima do nível da água, portanto, não são alagadas. Existem diferentes formas de contá-los, podendo ser considerados 4, 5, 6 ou até 7 continentes. Inicialmente existia uma única faixa de terra sob os oceanos, que era a Pangeia, mas de acordo com a teoria das placas tectônicas, esse grande continente se dividiu inicialmente em dois: Gondwana e Laurásia, um ao sul e o outro ao norte. Depois, continuou se dividindo até adquirir os formatos de hoje.

Divisões continentais

Não existe um único jeito de contar o número de continentes, porque cada geógrafo leva em conta certos aspectos como a área cultural, política ou física. Por isso, existem teorias que nomeiam 4, 5, 6 ou até 7 continentes.

  • Quatro continentes:

Europa, África e Ásia podem ser considerados um continente chamado Eurafrásia, logo, teremos:Eurafrásia, Oceania, América e Antártida.

  • Cinco continentes parte I:

esse é um modelo tradicional, no qual só se considera os continentes habitados. Ou seja, excluímos a Antártida. Teremos:Ásia, Europa, África, Oceania e América.

  • Cinco continentes parte II:

Aqui a Antártida é considerada, mas a Europa e Ásia são vistas como um: a Eurásia. Teremos:Eurásia, África, Oceania, Antártida e América.

  • Seis continentes parte I:

outro modelo tradicional, considera as bases culturais e históricas.Teremos:Europa, Ásia, África, Oceania, Antártida e América.

  • Seis continentes parte II:

este modelo tem bases geológicas , levando em conta as placas tectônicas. Teremos:Eurásia, África, Oceania, Antártida e América do Norte e América do Sul.

  • Sete continentes:

Este modelo também se refere à Oceania como continente australiano, e considera a América Central inclusa no continente Norte-Americano. Teremos:Europa, Ásia, África, Oceania, Antártida e América do Norte e América do Sul.